PROCEDIMENTO
O lipofilling ou enxerto de gordura consiste na colheita de gordura de locais indesejados e introdução dessa gordura, depois de tratada, em áreas que apresentam falta de volume ou projeção.
Normalmente a gordura é retirada de zonas como o abdómen, face interna das coxas, flancos, culotes, e colocada em áreas como os glúteos, mamas, dorso das mãos, face ou lábios. É um procedimento que permite melhorar o equilíbrio e contorno corporais, rejuvenescendo a face, preenchendo rugas e melhorando a qualidade da pele através das células estaminais presentes na gordura.
Pode também ser utilizado para corrigir assimetrias e irregularidades resultantes de cirurgias, traumatismos ou celulite. Uma das vantagens do lipofilling é a ausência de rejeição e reações alérgicas, uma vez que o que está a ser utilizado é o tecido do próprio paciente.
Por este motivo, há também um maior potencial de promover a regeneração e o rejuvenescimento nas áreas onde a gordura é enxertada.
Hoje as técnicas atuais tornaram-se mais refinadas, sendo as partículas de gordura cada vez mais pequenas (“microfat” e “nanofat”) e adequadas para pequenas estruturas, como as pálpebras, lábios ou rugas.
Não são necessárias incisões, apenas orifícios inferiores a 1 centímetro, localizados em pregas ou zonas facilmente camufláveis.
A gordura enxertada tem graus variáveis de absorção e pode ser necessário realizar duas ou mais sessões quando se pretende obter volumes maiores.